Siringomielia

Chamamos de Siringomielia a formação cavitária que surge como um cisto dentro da medula espinhal.

A siringomielia pode decorrer de trauma, tumor ou infecção, ou ainda ocorrer em associação a doenças congênitas, como Arnold-Chiari, espinha bífida, meningocele e mielomeningocele, etc. Entretanto, na maioria dos casos uma causa específica não pode ser identificada.

Podem ocorrer formigamentos e fasciculações no membros, especialmente nos braços, perda de massa muscular, fraqueza e alterações da marcha. O paciente pode referir uma diminuição na sensibilidade térmica dos objectos, com manutenção da sensibilidade tátil.

O tratamento da Siringomielia depende dos sintomas e deve ser direcionado para sua causa base (Arnold Chiari, Mielo Meningocele, Medula Ancorada, Escoliose, etc.), desde que esta possa ser identificada. A drenagem da cavidade também é uma alternativa, mas não é garantia de que a dilatação não retornará com o tempo.

Diante da complexidade desta condição, caso você tenha algum destes sintomas ou achados, a melhor coisa a fazer é buscar a avaliação de um especialista em patologias da coluna vertebral.

Não de bobeira, consulte-se com um especialista!