Metástases na coluna vertebral

Metástases na Coluna

Infelizmente, a coluna vertebral é um sítio comum de metástases, perdendo apenas para o pulmão e o fígado.

Tumores malignos de pulmão, mama, próstata, rim, intestino e tireóide, são os principais responsáveis por enviar células cancerosas para a coluna.

O primeiro sintoma (e mais comum) é a dor na coluna, que tende a piorar à noite e se tornar constante com a progressão da doença.

Podem ocorrer fraturas das vértebras, relacionadas a quedas, ou durante atividades simples do cotidiano, pois o osso se encontra fragilizado pela doença. Essas fraturas podem causar dor súbita e intensa!

As fraturas e o próprio crescimento do câncer na coluna vertebral podem ainda comprimir a medula espinhal, prejudicando a função neurológica do paciente, que pode apresentar perda de força nos membros, ou dificuldade para controlar a função vesical (urina) e intestinal.

O tratamento das metástases deve ser individualizado e realizado por equipe multidisciplinar.

Alguns tumores (e suas metástases) respondem bem à quimio e/ou radioterapia, sendo estas modalidades terapêuticas bastante empregadas.

Em alguns casos, a abordagem cirúrgica pode ser necessária para a descompressão da medula e/ou estabilização da coluna.

Estas lesões são complexas, mas os avanços da medicina especializada têm garantido taxas de sobrevida cada vez maiores. Por isso, não dê bobeira: consulte-se com um especialista.

#drviniciusmagno #cirurgiadacolunavertebral#ortopedia #sbot #sbc #into #hugg #unirio#metastaseossea #cancer #tumor #quimioterapia#radioterapia #dornacoluna #fraturavertebral