Crescimento da Coluna Vertebral

A coluna vertebral inicia sua formação na quinta semana de gestação, mas a ossificação completa das vértebras só termina aos 25 anos de idade.

Durante todo este período, em dois momentos ocorrem picos de velocidade do crescimento (estirões): 2-5 anos; e na puberdade, que pode ocorrer dos 10 aos 19 anos.

Crianças que apresentam deformidades da coluna podem apresentar um agravamento dos seus sintomas durante as fases dos “estirões”, tanto naquelas doenças causadas por malformações nas vértebras (alterações congênitas), sejam nas doenças sem causa aparente (escoliose idiopática, por exemplo).

Por este motivo, faz-se necessário um acompanhamento criterioso das deformidades da coluna durante todo o crescimento da coluna, especialmente durante a primeira infância ou na puberdade.

O médico pode solicitar radiografias seriadas, ou ainda prescrever o uso de órteses para controlar a progressão de deformidades.

Um erro neste acompanhamento pode fazer com que uma criança que poderia ser tratada de forma conservadora necessite de cirurgia, por isso, não dê bobeira: consulte-se com um especialista.