Caminhada e benefícios pra coluna

As atividades físicas são ótimas para o nosso bem-estar, nos trazendo mais disposição, sensação de prazer, fortalecimento muscular, alívio do estresse, entre outras coisas.

Mas os exercícios de alto impacto podem causar dores, em especial, na região lombar pela distensão de estruturas que estabilizam as vértebras, ou pela ocorrência de microfraturas.

Exercitar-se é essencial e faz muito bem para a saúde, mas é preciso tomar cuidado com alguns exercícios que causam muito impacto em nossa coluna.

Pular Corda, Corrida em Alta Velocidade, Tênis, Ginástica Olímpica e Futebol Americano são as atividades que mais se associam a lesões da coluna vertebral.

Seguem algumas dicas para os amantes destas modalidades:
1- Fortalecer a musculatura paravertebral e abdominal é simples e fundamental na prevenção de lesões;
2- Alongar os isquiotibiais melhora a relação entre a pelve e a coluna vertebral, otimizando a biomecânica da junção lombossacral, o que também reduz a ocorrência de lesões;
3- Evitar Pular Corda retirando os dois pés do chão ao mesmo tempo reduz o impacto transferido dos membros inferiores para a coluna;
4- Nas Corridas, o impacto é diretamente proporcional à velocidade atingida; o fato de um pé sair do chão primeiro e depois o outro reduz consideravelmente o impacto; além disso a escolha do calçado adequado também pode diminuir os riscos desta atividade;
5- No Tênis, o impacto se produz repentinamente com os lances do jogo durante a rotação do tronco e a desaceleração; o aquecimento e fortalecimento da musculatura são fundamentais nesta atividade;
6- Na Ginástica Olímpica o atleta também deve aquecer os músculos com exercícios aeróbios leves; o aparecimento de dores não deve ser ignorada, pois lesões mais sérias podem ser evitadas;
7- Finalmente, no Futebol Americano, o uso dos equipamentos de proteção e a observância às normas que restringem o contato ilegal no pescoço e na cabeça ainda são as medidas mais eficazes na prevenção de lesões.

Independente da modalidade, para toda e qualquer atividade é sempre recomendada a avaliação de um especialista, especialmente quando já existem problemas identificados.

Muitas pessoas que sofrem com doenças da coluna vertebral têm dúvidas sobre a prática de atividades físicas.

Hoje, vamos falar sobre uma atividade muito eficaz para a reabilitação, fortalecimento muscular e controle de alguns tipos de dor lombar. Fora que é um exercício bem simples.

A caminhada é uma atividade que não possui restrição de idade, não exige habilidade e é de graça. ⠀

Além de exercer baixo impacto sobre a coluna, nesta atividade, a musculatura abdominal e paravertebral também trabalham! ⠀

Mas é importante que sigamos algumas dicas para que está aliada não se torne uma vilã para a saúde de sua coluna!

– Evite caminhar com pesos nas pernas, pois podem lesionar ou agravar lesões da sua coluna;
Opte por um tênis confortável para o amortecimento do impacto da sua pisada no chão;
– Mova os quadris de forma natural, pois o movimento lateral, como se estivesse rebolando, pode ocasionar dores nas costas;
– Não inicie o exercício buscando grandes distâncias; caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana, em terrenos planos são IDEAIS para um bom resultado;
– Mantenha-se hidratado – a ingestão de água evita o aparecimento de câimbras durante a prática da atividade;
– Não caminhe em jejum! Faça refeições leves, com frutas ou derivados do leite, por exemplo; pois ajudam a evitar tonturas.

⛔ ATENÇÃO ⛔

Não esqueça da importância do alongamento, antes e depois da atividade e em caso de dores, suspenda as atividades e busque orientação de um especialista.