Caminhada e benefícios pra coluna

Muitas pessoas que sofrem com doenças da coluna vertebral têm dúvidas sobre a prática de atividades físicas.

Hoje, vamos falar sobre uma atividade muito eficaz para a reabilitação, fortalecimento muscular e controle de alguns tipos de dor lombar. Fora que é um exercício bem simples.

A caminhada é uma atividade que não possui restrição de idade, não exige habilidade e é de graça. ⠀

Além de exercer baixo impacto sobre a coluna, nesta atividade, a musculatura abdominal e paravertebral também trabalham! ⠀

Mas é importante que sigamos algumas dicas para que está aliada não se torne uma vilã para a saúde de sua coluna!

– Evite caminhar com pesos nas pernas, pois podem lesionar ou agravar lesões da sua coluna;
Opte por um tênis confortável para o amortecimento do impacto da sua pisada no chão;
– Mova os quadris de forma natural, pois o movimento lateral, como se estivesse rebolando, pode ocasionar dores nas costas;
– Não inicie o exercício buscando grandes distâncias; caminhadas de 30 minutos, três vezes por semana, em terrenos planos são IDEAIS para um bom resultado;
– Mantenha-se hidratado – a ingestão de água evita o aparecimento de câimbras durante a prática da atividade;
– Não caminhe em jejum! Faça refeições leves, com frutas ou derivados do leite, por exemplo; pois ajudam a evitar tonturas.

⛔ ATENÇÃO ⛔

Não esqueça da importância do alongamento, antes e depois da atividade e em caso de dores, suspenda as atividades e busque orientação de um especialista.